Confesso que demorei pra escrever sobre isso, como continua sendo minha maior teoria não conseguia achar palavras pra decorrer num texto que me agradasse, mas bem vou me arriscar nesse.
Acho que todos que lêem meus textos conhecem a teoria “rafamoreiristica” na qual “Cada um evolui o que acha mais importante”, talvez não tenha contado de onde isso veio, então vamos lá.
No ensino médio em minha sala havia uma bela loira de corpo dourado que juro que anda no mesmo grupo que eu, ela porem normalmente não participava dos papos mais “cabeça” do grupo, um dia num papo sobre política ela solta o “isso não me interessa”, minha teoria nasceu assim.
Depois lendo e vivendo isso comecei a reparar que as pessoas mostram exatamente o futuro que vão ter, na grande maioria das vezes não desejam, mas ‘se torna impossível conseguir melhores resultados fazendo sempre o mesmo’, essa é do Albert Einsten, um velho camarada.
Reparei num provérbio bíblico que diz “Aonde está o seu tesouro ai também estará seu coração” (Mt. 6. 21) que o centro do futuro de uma pessoa é o estrato do banco, com ele você descobre quem é a pessoa e quem ela será, não digo sobre o valor, mas onde está o coração.
Repare no seu, faça o teste, quanto você gasta com sua família, quanto você gasta com dividas fúteis, como você avalia suas despesas? Uma pessoa que não gasta com algum investimento pode ter um futuro melhor? Um namoro que vive de cinema e motel pode conseguir comprar uma casa? Um carro zero quilometro é tão melhor que um usado se sua necessidade é só locomoção? Ou esse dinheiro poderia ser aplicado em outro lugar?
Pego meu extrato e tento dosar diversão, dividas, contas e investimento, não é preciso ter um grande salário pra isso, somente ver se sua prioridade é melhorar a vida ou andar com roupas de marca, seu cartão de crédito tem acessórios para o carro ou aquela viajem romântica que você estava devendo pra patroa?
Vivemos numa sociedade de hoje, que não tem amanhã, o crediário é tão fácil de fazer e tão caro de pagar, o que seu estrato mostra do seu futuro? Não digo de certo e errado, só acredito que é muito triste ver como as pessoas se decepcionam com o presente por não ter aquilo que desejam, mas infelizmente não fazem nada para conseguir.
Cada um realmente só evolui o que acha mais importante, isso você pode notar sobre os melhores programas que essa pessoa comenta, sobre seus desejos para o futuro, ferrararis ou fuscas caindo aos pedaços com um som de acordar o vizinho.
Como diria Elsa Lucinda “Sei que não posso mudar o inicio, mas se a gente quiser a gente consegue ‘começar hoje a mudar’ o final”, dei meu toque na frase.