26 de dezembro de 2009

Detalhes de Ser um Silva

Nunca sabemos nossa ascendência, nunca sabemos exatamente se podemos dizer que somos brancos, negros, mulatos, índios ou qualquer outra etnia classificatória, afinal sou um Silva e ser Silva é isso, descender de tantos e saber tão pouco.

 

Sim ser Silva é a resposta brasileira, sou a mistura da mistura da mistura, em minha família o orgulho é não ser branco, negro ou qualquer outra coisa, somos brasileiros, somos destinados a não pertencer ao primeiro mundo, mas conseqüência do pior deles, ter nascido sem terra, sem cor, se política, sem representante, sem história.

 

A evolução das raças, brancos sambando, negros roqueiros, blues de piano e poema em berimbal, somos a evolução de um mundo que foi racista, fanático e hipócrita, escravas violentadas, índios catequizados e brancos sem moral ou respeito. Somos o povo que não tem história própria, pois sumiram como ela nas florestas devastadas.

 

Sim, sou Silva, nasci de brancos, mas não tão brancos, tenho primos negros, loiros, morenos e nos chamamos de família, crescemos em meio de diversas religiões e aprendemos a aceita-las,  ouvimos de jazz á samba, de rock a rap, sim, somos Silva.

 

Temos um presidente Silva, temos milhões de Silvas por ai, somos brasileiros descendentes de tantos desastres desumanos e sem escrúpulos e aprendemos a misturar a dor com a alegria, a fome com a culinária, a escravidão com a dança.

 

Um Abraço de Rafael da Silva

12 de dezembro de 2009

Depois

Depois de um tempo você pára para olhar pra traz, vê sua infância, sua adolescência, seus dias de chuva e seus dias de praia, depois de um tempo a gente começa a entender que o agora é tudo que temos, o passado não é nosso, o futuro muito menos.

Depois de um tempo a gente entende que amar é a união de tolerância, respeito e principalmente de amor próprio, depois de algum tempo a gente prefere sorrir à chorar, sente medo das lagrimas, depois de um certo tempo a gente esquece como é bom ser de verdade e não algo manipulado.

Se fossem novas idéias que movessem o mundo ele não teria dado certo, são idéias antigas que vêem amadurecendo com o tempo, depois de um bom tempo decidi viver como um louco, pois só assim consegui me sentir eu e não o normal que tentava ser para que todos gostassem.

Longe é um lugar que não existe, perto é algo relativo que pode se tornar sempre mais perto. Tranqüilo é o estado que os corpos se degeneram, pois os mundos se formam do caos, e é isso que exatamente eu sou, um caos.

Rafael Moreira

11 de dezembro de 2009

Eu to Voltando

É engraçado avaliar 4 meses em casa, fiquei bem desesperado e impotente a mercê da vontade das instituições publicas que me foi um grande desafio. Mas agora estou voltando. 

Passou 4 meses, foram longos e penosos, não tive um dia que não tive dor, até hoje dói, mas a felicidade de estar de volta é muito maior. Quero rever meus amigos, celebrar a vida que papai do céu em sua infinita bondade nos concedeu, acima de qualquer pensamento ou sentimento quero celebrar a vida, essa que vivo. 

Passei pela cadeira de rodas para as muletas e depois para uma muleta até há 15 dias estar por mim só, pelas minhas próprias pernas, é difícil imaginar uma vida de cadeira de rodas, são pessoas fortes que não desistiram de viver mesmo se sentindo tão impotentes aos meios de locomoção e cuidado familiar. 

Agradeço a Deus por ter passado por isso, me deu um novo sentido de vida, claro que este sentido se renova sempre, mas agora tenho mais fome de viver, mais gozo no sorriso e na alegria, foram dias que sorri para não chorar, achei força em coisas tão pequenas, elas são tão importantes. 

Estamos a mercê de um mundo que roda independente de nossas ações, podemos muda-lo, mas sempre mudaremos somente o que nos envolve, um belo dia fui envolvido pelas mudanças (de faixa, rsrs) de pessoas distantes, isso mudou tudo, a vida é tão simples, é tão maior que um emprego ou independência e tão mais importante que imaginamos. 

Estou com medo de tudo isso, aquele frio na barriga de novo emprego, rsrs, mas muito mais feliz que um novo emprego, tenho a certeza que preciso agir, retomar a direção da minha vida e seguir meu caminho, sinto a necessidade de fazer acontecer, não mais deixar que somente aconteça sem mim. 

Estamos suscetíveis as intempéries da vida, somos impotentes contra um universo tão grande, mas podemos entender que a vida é mais importante e o amor é mais forte que furacões, tufões e tsunamis. 

Gosto de um texto que sempre senti muito próximo de mim e agora veio-me a lembrança e vou colocar um pouco mais a ele. 

“Quando eu era menino sentia como menino, pensava como menino, sonhava como menino, sorria como menino, entendia o mundo como menino, amava como menino, acreditava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, deixei as coisas de menino, muitas das coisas de menino não fazia sentido, então descobri um novo sentido para não ser menino, mas sentir, sonhar e sorrir como menino, de tudo permanecem a Fé, a Esperança e o Amor, desses o mais importante é o Amor.”

Rafael Moreira (Adaptação de Coríntios 13)

10 de dezembro de 2009

Seu Dia

Parabéns a Você pelo Dia do Palhaço

Hoje é dia do palhaço e por isso lembrei de você, rsrsrs

brincadeirinha, rsrsrs

Mas minha homenagem ao palhaço é veridica. por ser um dos primeiros personagens e a alma da Arte Cênica e da arte como um todo.

Um bom dia a Todos.

Palhaço... (Newton Rossi)

Ri , palhaço....
Faz ri a quem não percebe
Que o teu riso esconde a dor
Enche o circo de alegria.
Arranca aplausos delirantes
Daqueles que te ouvem,
Mas não se sentem.

Ri, palhaço...
O riso te faz bem...
E faz bem a quem te escuta.
Ri...
Ainda que o teu riso seja triste.
O riso é a mascara da face
Ou o reflexo da alma.

Ri... faz... ri... mesmo que seja
Ingênua a gargalhada,
Como ingênuas são as coisas puras.
Esconde a tua dor,
Para que ela não acorde a dor...,
Para que ela não acorde
A dor adormecida na platéia.

Ri, palhaço... enche de alegria
Este circo imenso,
Que se chama vida.

Rafael Moreira

Este e-mail e seus anexos são para uso exclusivo do destinatário e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente privilegiadas. Não podem ser parcial ou totalmente reproduzidos sem o consentimento do autor. Qualquer divulgação ou uso não autorizado deste e-mail ou seus anexos é proibida. Se você receber esse e-mail por engano, por favor, notifique o remetente e apague-o imediatamente.

This e-mail and its attachments are for the sole use of the addressee and may contain information which is confidential and/or legally privileged. Should not be partly or wholly reproduced without consent of the owner. Any unauthorized use of disclosure of this e-mail or its attachments is prohibited. If you receive this e-mail in error, please immediately delete it and notify the sender by return e-mail.