Oh a Felicidade, tão almejada e tão buscada pela raça humana, temos ambições de alcançá-la e desejamos em todos os comprimentos que visão longo prazo, mas afinal que felicidade falamos? Nos sentimos felizes realmente?
Um dos textos que mais gosto “O Jardim Secreto”, descrevo essa busca incessante que temos pela felicidade, mas por não entende-la temos a idéia errada, de alguma forma a psicologia diz que temos um desejo ardente pelo tão sonhado colo da mamãe onde mamãe se torna eu e eu me torno mamãe, isso infelizmente não mais possível, por já termos definido logo cedo limites que nos transforma em gente, por isso procuramos em várias coisas um desejo quase alucinógeno de felicidade.
A primeira coisa que precisamos entender é: a felicidade é nossa responsabilidade, se não sou feliz hoje é por “culpa” minha, ou melhor, não aprendi a ser feliz e não estou conseguindo sê-lo por mim mesmo, segunda coisa que devemos aprender é: não atribuir esta responsabilidade a ninguém, isso é muito natural, transferir a responsabilidade de ser plenamente feliz ao cônjuge ou a família, ao trabalho, ou ao belo carro novo.
E por ultimo a terceira é: seja feliz agora, amanhã é muito tarde, essas verdades são bem desconcertantes ao aplicar, mas podemos atribuir alguns censos a elas, pois temos a idéia de uma felicidade eterna, e isso não está certo. Todas as pessoas têm o direito de não ser feliz todas as horas, temos que chorar, temos que nos indignar com as coisas, isso faz parte da vida, mas se isso não nos faz chegar a uma felicidade mais plena pela maturidade que nos traz, então ai sim isso está errado.
Não precisamos sorrir sempre, mas conseguimos observar as pessoas que estão de bem com a vida ou não, que estão mais felizes ou mais tristes durante o dia, pessoas que compartilham suas dificuldades são sim mais felizes, mas as que acham suas dificuldades mais pesadas que as dos outros são mais infelizes.
Repare as pessoas, repare que não conseguimos conquistar sonhos todos os dias, mas repare que se um minuto do mês, a pessoa comemorou uma pequena vitória, comemore sempre, comemore todas as pequenas vitórias, a chave da felicidade são as coisas pequenas, um belo nascer do sol em Dubai pode ser sim uma imagem de felicidade, mas um dia de chuva debaixo dos cobertores pode ser mais feliz se bem entendido.
Não somos máquinas e isso nos esquecemos todos os dias, me entupo de café para sentir um pouco de atividade nesta cabeça gorda, mas isso não traz prazer, como bem me conhecem algo começou a sacudir meus tímpanos meu nível de felicidade triplica e vai de
Descubra do que gosta, mude, as lembranças de coisas diferentes nos faz mais felizes, conheça mais coisas, mais pessoas, seja franco e profundo, a superficialidade te trará somente uma felicidade superficial, amigos de balada não agüentam sua TPM, seja franco, isso lhe trará mais noites de sono, cuide de seu sono, ele influencia na sua felicidade do dia.
Saiba priorizar as coisas, a felicidade está em dar o valor correto às coisas, vindo direto ao valor que damos a própria vida, viva intensamente enquanto manda um e-mail para o chefe, não é impossível, cante uma musica, uma piada para alguém, fique perto de pessoas bem humoradas, a companhia é o lugar que vai criar seu humor. Se precisar chorar, chore, mas na frente das pessoas certas, demonstre sim suas fraquezas, ninguém é robô ou perfeito. Erre, demonstre humildade ao errar e aprenda com o erro.
Mas de tudo isso, aprenda isto o que escrevi sozinho e aprenda antes que a vida lhe ensine com outras formas, ela não fala, ela mostra. Não ignore hoje por ser somente um dia nos 28000 dias que vai viver, mas lembre que não é o tempo vivido, mas a intensidade, não o que ajuntou, mas o que gastou bem, não o que impressionou, mas o que demonstrou.
Seja livre de seus paradigmas, que será grato por ter saído de um mundo tão pequeno para um mundo mágico, vença-os dia a dia que isso lhe dará mais felicidade.
Um Abraço do Rafa